dez

Projeto Social Ação Jovem

Nos meses de setembro e outubro foi realizado com os adolescentes do Projeto Social “Ação Jovem” o Eixo Temático “Meio Ambiente”, com foco na preservação ambiental. Durante os meses são realizadas atividades voltadas à preservação ambiental como, por exemplo, os malefícios do desmatamento e a importância do reflorestamento para com a natureza, após esse tema foram plantadas duas mudas com o auxilio do técnico em agronomia do município. Foram passados também, vídeos sobre a preservação ambiental, desmatamento e reaproveitamento dos materiais utilizados na construção civil. Além disso, foi realizada a pintura do espaço e a reutilização de objetos que já existia no local como mesa, cadeiras e geladeira, que receberam novas cores e novas utilidades para o local, eles se prontificaram a realizar o reaproveitamento de desses objetos para o espaço onde são realizadas as atividades do projeto.
No dia 06 de novembro os adolescentes realizam uma visita técnica à cidade de Novo Horizonte para conhecer alguns locais onde a prefeitura realiza o trabalho de preservação ambiental. Os adolescentes visitaram o CCI (Centro de Convivência do Idoso), o Parque Ecológico “Walter de Biasi Filho” (Lagoa), o Jardim Botânico, a Casa Ambiental onde se localiza o Centro de Educação Ambiental “Walter de Biasi Filho” e a Praça Dr. Euclides Cardoso Castilho. Nesta visita, foram apresentados aos adolescentes várias espécies de árvores nativas da região, projetos realizados no município como minhocário, reservatório de água da chuva, maquete da cidade, horta vertical e o reaproveitamento de óleo de cozinha. Também conheceram a fonte e o coreto, além de ganharem do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Novo Horizonte Jairo Ferraz alguns copos descartáveis de papel.
Após a visita na Casa Ambiental, os adolescentes saborearam um lanche.
Esse trabalho foi desenvolvido pela Secretária da Assistência Social junto a Secretaria de Turismo como finalidade de desenvolver a conscientização dos adolescentes para com o meio ambiente, não só a importância da preservação, mais também a importância do reflorestamento e a reutilização de materiais que seriam descartados de forma inadequada para estar dando vida e novas utilidades a esses materiais.